Divulgação

Secretário de Saúde de São Sebastião representa LN em debate sobre repasses do SUS em Brasília



Postado em: 17/07/2017


O secretário municipal de Saúde de São Sebastião, Henrique Simões, participou da 33ª edição do Congresso do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizado em Brasília. Ele representou os secretários de saúde das quatro cidades do Litoral Norte. Entre os diversos assuntos, a unificação dos Blocos de Financiamento, a forma como o Sistema Único e Saúde(SUS) faz os repasses financeiros para custeio e investimentos, foi o principal tema de discussão.

O evento contou com a participação do professor de economia da saúde, Áquilas Mendes; do presidente do Instituto Rui Barbosa e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Sebastião Helvécio Ramos; do secretário de Estado da Saúde do Distrito Federal (DF), Humberto Fonseca; do assessor do Ministério da Saúde, Marcos Franco, e Carmino de Souza, presidente do Cosems/SP, secretário de Saúde de Campinas, representando a  Frente Nacional de Prefeitos (FNP). "Nesse histórico momento onde se resgata a possibilidade de uma distribuição de recursos públicos federais de forma equitativa, o planejamento da gestão para um modelo integrado de saúde é fortalecido, exatamente no momento em que os municípios estão discutindo e elaborando os Planos de Saúde para os próximos quatro anos", comentou Simões.

Como representante regional, o secretário de São Sebastião assinou um termo de compromisso para que o município seja referência e apoio para tutores/apoiadores, gestores e profissionais de saúde de todo o Litoral Norte na execução do projeto apresentado no "Seminário da estratégia de apoio integrado aos gestores e profissionais de Saúde dos municípios no fortalecimento das ações de combate ao Aedes e suas consequências".

Na ocasião, o secretário também esteve em audiência no Ministério da Saúde com o coordenador substituto do Departamento de Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social - GAB/DCEBAS/SAS, para verificar o andamento do processo da Irmandade da Santa Casa Coração de Jesus. Durante o congresso o Ministério da Saúde também fez o anúncio do credenciamento e a liberação de verba para custeio da Equipe de Saúde da Família de Boraceia.



Últimas Notícias