Carro cai em rio do Centro de Ubatuba e três pessoas ficam feridas


Postado em: 21/08/2017

Um carro caiu no rio Perequê-Açu, no Centro de Ubatuba, na madrugada de domingo (20/8). Os ocupantes tiveram ferimentos leves e foram resgatados pela Defesa Civl do município. 

Com escoriações leves, as vítimas foram rapidamente socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo informações da Defesa Civil, o veículo trafegava pela avenida Iperoig, sentido bairro, quando o motorista teve um mal súbito e perdeu o controle do automóvel.

O coordenador da Defesa Civil, Guaraçay dos Santos, explicou que foi acionado pelo Corpo de Bombeiros, que pediu o apoio do órgão. Os bombeiros estavam em atendimento à outra ocorrência. Assim que chegaram ao local, foi feita vistoria para averiguar a existência de mais vítimas e, também, foi feita a amarração do veículo para evitar que fosse arrastado pela vazante da mare, que estava cheia. "O próximo passo foi montar uma operação para a retirada do veículo. Fizemos contato com o proprietário do veículo, o seguro foi acionado e providenciou o caminhão munck e o guincho, que executaram a tarefa na manhã de domingo", complementou.

O coordenador ainda enfatiza que a agilidade e eficácia no trabalho é fruto dos treinamentos em que a Defesa Civil vem investindo.  "Devido a nossa capacitação, buscada constantemente, estamos nos preparando para qualquer situação e é esse o nosso objetivo", garantiu Santos.

Capacitação

No último dia 5, cerca de 20 pessoas, entre voluntários e funcionários da Defesa Civil de Ubatuba, participaram de um intercâmbio de Bombeiros Civis e curso de Primeiros Socorros, realizado em Cristina – MG. O curso de primeiros socorros foi ministrado pelo Dr. João Grecco, médico intervencionista do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU), referência no Brasil em atendimento. "Ele fugiu um pouco sobre o protocolo de material e resgate e salientou que o mais importante é o atendimento à vítima, que é quem mais precisa no momento. Além disso, ele compartilhou detalhes importantes referentes à fisiologia", acrescentou Santos.



Últimas Notícias