Fotos: Ronald Kraag

Ministros do Meio Ambiente e da Defesa assinam portaria que autorização visitação a Alcatrazes em São Sebastião



Postado em: 13/09/2017


Os ministros de Meio Ambiente, Sarney Filho, e da Defesa, Raul Jungmann, estiveram em São Sebastião na tarde desta quarta-feira (13) para assinar a portaria de autorização para visitação em Alcatrazes e o acordo de cooperação com a SOS Mata Atlântica. O evento fez parte das comemorações do aniversário do arquipélago.

Depois de visitarem o arquipélago, os ministros participaram da solenidade na Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião, que contou com as presenças de autoridades civis e militares, entre as quais, os prefeitos de São Sebastião, Felipe Augusto, e de Ilhabela, Márcio Tenório.

O ministro Raul Jungmann afirmou que o ato era de grande simbologia, com o desafio em defender a natureza e a humanidade. Ele ressaltou o trabalho da Marinha para a preservação de Alcatrazes. “O arquipélago está intacto devido a um trabalho da Marinha ao longo de 40 anos, que impediu a sua degradação e a pesca predatória”.

Raul Jungmann destacou o trabalho da Marinha na preservação de Alcatrazes

Sarney Filho, ministro do Meio Ambiente, disse que essa unidade de conservação é um patrimônio do Brasil, agora com plano de manejo, que vai permitir a visitação de forma controlada com preservação ambiental e geração de trabalho e renda. Ele destacou ainda que a parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica é um reconhecimento do potencial turístico do arquipélago.

O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski, afirmou que a visitação, sem abrir mão de critérios técnicos, vai garantir a conservação de sua biodiversidade.

Alcatrazes será um novo atrativo turístico para São Sebastião

O comandante da Marinha, almirante de esquadra Leal Ferreira, falou sobre os exercícios de tiro realizados no Arquipélago. “Na década de 80, a Marinha adquiriu fragatas modernas que precisam aferir e calibrar os sistemas, por isso, utilizou o raio de tiro do Arquipélago, com a preocupação da preservação marinha e a segurança marítima”.

Incentivo ao turismo

Para o prefeito Felipe Augusto, a abertura de Alcatrazes para visitação vai significar geração de renda e emprego para a nossa economia fortalecer. “Desde o início do nosso mandato, temos trabalhado na divulgação do município em feiras e eventos, agora com mais este atrativo, que é a Fernando de Noronha do sudeste brasileiro. É avanço nas questões ambientais e no turismo sustentável”,

Além dos ministros, solenidade contou com a presença de diversas autoridades da região



Últimas Notícias