Divulgação/PMI

Projeto de sustentabilidade do Paço Municipal será apresentado aos servidores no final do mês



Postado em: 16/11/2017


A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, Obras e Habitação, apresentará aos servidores públicos municipais o projeto de sustentabilidade do Paço Municipal, construído com fachada de vidro, que, segundo a administração, não oferece condições adequadas de trabalho desde quando foi entregue, em dezembro de 2016.

O projeto foi apresentado na terça-feira (14) ao prefeito Márcio Tenório pelo secretário de Obras, Luiz Paladino, pelo diretor de Obras Públicas, Wagner da Silva, e pela arquiteta Adriana Noya, especialista em arquitetura sustentável.

Para a apresentação do projeto sustentável foram realizados estudos e elaborado um diagnóstico sobre os principais problemas da construção: calor excessivo, excesso de claridade, ausência de paisagismo ao redor dos blocos compostos por grandes panos de vidros, que causam acidentes com pássaros.

Após os estudos foi proposta a solução, que prevê a instalação de película redutora de calor e sombreamento do prédio com jardins verticais. “É o que causa menos impacto ambiental, porque resfria a edificação e garante sombra”, explicou Adriana Noya. Também será instalada cobertura retrátil, chamada de “abre e fecha”, nos corredores superiores do paço.

O secretário de Obras, Luiz Paladino, falou sobre a solução encontrada para o problema do projeto de construção, com excesso de vidro. “Estamos qualificando as fachadas e criando conforto térmico. É uma solução que garante qualidade ambiental e visual”.

O prefeito explicou que esse é o início da implantação do projeto de sustentabilidade nos prédios públicos. “Apresentaremos no dia 30 o projeto aos servidores públicos municipais das secretarias integradas no paço municipal, que sofrem com os problemas da inadequação do espaço público. Queremos oferecer melhores condições de trabalho aos servidores que trabalham no paço e à população que transita pelas secretarias, órgãos públicos e pelo auditório. Com planejamento e sustentabilidade, resolveremos os problemas antigos dos prédios municipais”, afirmou Márcio Tenório.

A apresentação contou com a presença de Luiz Paladino (secretário de Obras), Wagner Silva (diretor de Obras Públicas) e dos vereadores Gabriel Rocha, Cleison Guarubela, Salete Magalhães e Mateus Pestana.



Últimas Notícias