Peça "As Aventuras de Maria Malazartes" é encenada nesta sexta no bairro Topolândia



Postado em: 16/11/2017


A Cia. Teatral Castelo das Artes apresenta nesta sexta-feira (17), às 20h30, no Bairro Topolândia, região central de São Sebastião, a abertura do processo de criação da peça "As aventuras e desventuras de Maria Malazartes durante a construção da Grande Pirâmide".  A apresentação é aberta ao público, gratuita e será realizada na Escola Municipal da Topolândia, como resultado do Programa de Qualificação em Artes - Projeto Ademar Guerra, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, com apoio da prefeitura/Fundass.

Com duração de aproximadamente 50 minutos, o trabalho traz no elenco Henrique Cardim, Jessyca Biazini, André Nunes, Frederico de Campos, Victória Araújo, Mário Farias, Débora Tavares, Douglas de Sousa, e também Iara Dória no apoio técnico. A peça tem orientação artística de Edu Brisa do Projeto Ademar Guerra.

Segundo Henrique Cardim, a peça foi escrita pelo teatrólogo Chico de Assis, em 1966, e foi proibida pela censura. "Décadas depois o tema trazido ainda é muito atual. Com uma forma um pouco irreverente, mesmo se passando no Egito, nós escolhemos trazer a encenação para ritmos e estilos que tivessem identificação com o público, além de levar para espaços alternativos dentro dos bairros para que mais pessoas tivessem acesso ao trabalho".

Cardim conta que a história se passa na cidade de Mênfis e para resolver a crise do Egito, o Faraó Kéops, por influência de seus ministros, resolve construir uma grande pirâmide para dar trabalho ao povo que está morrendo de fome e atrair o turismo. Maria Malazartes, dona de um cabaré, ganha a concorrência ao oferecer o menor preço para fornecer comida e água aos trabalhadores. Para garantir lucros e enriquecer, Malazartes faz várias tramoias para comprometer a qualidade dos produtos e ter grande influência sobre vida dos egípcios.

Em nome da Cia., Jessyca Biazini agradece a oportunidade de participar do Projeto Ademar Guerra pelo segundo ano e afirma que as orientações trouxeram grande amadurecimento ao grupo. "Quando fomos selecionados dentre diversos grupos do Estado, nós não tínhamos ideia de como seria importante para nosso desenvolvimento artístico. É muito gratificante, pois sabemos que este aprimoramento resulta em melhorar cada vez mais as ações artísticas que oferecemos para toda a população".

Sobre a Cia. Teatral Castelo das Artes

A Cia. Teatral Castelo das Artes é a evolução do Grupo Artístico Fazarte, que teve início em 2004. Ao longo destes anos, o grupo já desenvolveu diversos espetáculos teatrais, principalmente falando sobre a cultura tradicional caiçara, além de projetos como a oficina gratuita Esfera Teatral, abertas a todas as idades. Para saber mais acesse www.oCasteloDasArtes.com.

Sobre o Projeto Ademar Guerra

O Projeto Ademar Guerra, realizado pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, por meio de contrato de gestão com a Organização Social de Cultura – Poiesis, foi criado em 1997 com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos de teatro em atividade no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo. Os artistas-orientadores atuam junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e montagem de espetáculos, fortalecendo a produção teatral dessas cidades.

Serviço:

"As aventuras e desventuras de Maria Malazartes durante a construção da grande pirâmide"

Texto: Chico de Assis

Grupo: Cia. Teatral Castelo das Artes

Duração: 50 minutos aproximadamente

Classificação etária: Livre

Ingresso: Gratuito

Dia: 17 de novembro de 2017

Hora: 20h30

Local: Escola Municipal da Topolândia

Endereço: Av. Prof. José Machado Rosa, 1113, Topolândia, região central de São Sebastião

Mais informações: (12) 98232.6922, www.facebook.com/oCasteloDasArtes e www.oCasteloDasArtes.com.



Últimas Notícias