Divulgação

Ilhabela promove 4º Festival de Música nas escolas no Teatro Vermelhos



Postado em: 24/11/2017


Ilhabela é a inspiração de poetas, compositores, pintores, cantores e músicos de todos os ritmos. Aproveitando toda essa arte, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, apresenta a 4ª edição do Festival Música nas Escolas, neste sábado, 25, às 9h, no Teatro Vermelhos.

A música é inserida na disciplina de artes e, mesmo não sendo obrigatória, 230 inscrições foram realizadas este ano. “O projeto alcançou um grande número de alunos, o que é ótimo, já que estimula o protagonismo, a autoestima e a colaboratividade, uma vez que os trabalhos são realizados em grupo”, disse Andréa Battesini, coordenadora de arte da rede municipal de ensino.

Este ano o projeto contou com alguns diferenciais em relação às edições anteriores: os 10 “padrinhos”. Dentre eles, sete são contratados pela Prefeitura e três são voluntários, dedicando-se exclusivamente às escolas e a adesão das unidades de Serraria e Bonete. “O grande objetivo deste projeto é de despertar em nossos alunos o bom gosto musical, desenvolvendo a sensibilidade, atenção e a imaginação, além de facilitar a inclusão social”, afirmou Yeda Lopes, secretária da pasta.

O “Projeto Música nas Escolas” surgiu em 2012, mediante a necessidade de adequar uma metodologia para responder ao cumprimento da Lei 11.769/2008 que prevê a obrigatoriedade do ensino da música nas escolas. Os professores de artes passam por formação quinzenalmente e são eles os disseminadores do conteúdo a todos os alunos do Ensino Fundamental I e II. As aulas de música representam hoje 25% da matriz curricular da disciplina.         

Com o sucesso e bons resultados, talentos foram surgindo nas escolas, levando a Secretaria de Educação a incluir em seu calendário oficial dois eventos: o FESTFAN – inserido no “Projeto Música na Escola”, onde as Fanfarras das escolas de Ensino Fundamental II são orientadas por instrutores em aulas semanais, visando à apresentação no próprio festival e no Desfile de Aniversário da cidade e o Festival de Música com os alunos da rede municipal, na faixa etária de 6 a 14 anos.



Últimas Notícias