Divulgação/PMI

Prefeitura de Ilhabela entrega nova unidade escolar nesta quarta-feira



Postado em: 06/12/2017


A Prefeitura de Ilhabela entrega nesta quarta (6), às 16h, a nova Escola Municipal Ana Márcia de Jesus Santos, que atenderá a demanda dos bairros do Itaguaçu e Itaquanduba.

Os alunos que hoje frequentam a E.M. Profª Severina Barbosa de Faria, localizada na mesma região, passarão para a nova unidade. “A população desses bairros aumentou, por isso, a necessidade de uma nova escola. Com essa inauguração vamos disponibilizar 84 novas vagas, zerando a lista atual de espera do local”, disse a secretária de educação, Yeda Lopes.

A inauguração também trará mudanças para a E.M. Emanuel David, já que os alunos serão encaminhados para a unidade E.M. Professora Severina Barbosa de Faria “Tia Zoca”. “Hoje, atendemos 108 alunos na E.M. Emanuel David (80 na sede e 28 no anexo), com a mudança serão atendidas 100 crianças na sede e 40 no anexo. Já na Ana Márcia, passaremos a atender 210 alunos: 180 na Fase I e II e 30 no 1º ano do ensino fundamental I”, explicou Yeda.

Para o prefeito Márcio Tenório a nova unidade é uma pequena mostra para melhorar a qualidade da educação no município. “Temos um olhar especial voltado ao ensino municipal de Ilhabela, que inclui construção, reformas, ampliação e adequação dos espaços, entre outras melhorias, incluindo as das comunidades tradicionais. Vamos oferecer um ensino de qualidade aos nossos estudantes, para que estes tenham sempre as melhores oportunidades”, declarou.

Com esta nova unidade o município passará a ter 37 escolas municipais, sendo 29 na área urbana e oito nas comunidades tradicionais caiçaras. “Parabenizo o prefeito e a secretária de educação Yeda, e gostaria de ressaltar e homenagear a Ana Márcia pelo nome levado à escola. Se a escola contemplar o carinho, dedicação e amor que essa funcionária empenhou durante anos para a educação de Ilhabela, com certeza proporcionará uma qualidade excelente de ensino, que os nossos alunos merecem.”

Homenagem

Ana Márcia de Jesus Santos, nascida em 24/04/1962, filha de Manoel Francisco de Jesus Filho e Jacirema Pinto de Jesus, é a sexta filha de dez irmãos. Filha, neta, bisneta e tataraneta de caiçaras tradicionais. Casada há 32 anos com Djair dos Santos é mãe de Douglas Leão, de 30 anos.

Iniciou sua vida profissional como contratada da Prefeitura no dia em 1°de abril de 1980, na Primeira Escola Municipal deste arquipélago, a P.I.M. Cirandinha, no tablado (clube) da Capela São João Batista, literalmente na praia (e quando a maré subia, a água entrava nas dependências da escola).

Juntamente com as professoras Iracema França Lopes Correa (“Dona Dedé”), Ruth Figueira e Eunice Dias, ela não mediu esforços para concretizar o sonho de ver crescer o número de unidades escolares exclusivamente Municipais.

Em 1982, Ana Márcia efetivou-se como escriturária no setor de matrículas que funcionava na EMEI Cirandinha (Perequê), localizada atrás da Escola Estadual Eva Esperança Silva, onde hoje se encontra atualmente o Paço Municipal.

.

 



Últimas Notícias