Divulgação

Cidades do Litoral Norte antecipam vacinação contra Febre Amarela para dia 25



Postado em: 19/01/2017


As quatro cidades do Litoral Norte anteciparam a campanha de vacinação contra a Febre Amarela para a próxima quinta-feira (25/1). A campanha que seria iniciada no dia 3 de fevereiro já havia sido antecipada para 29 de janeiro e agora para o dia 25, conforme determinação do Estado. Nesta semana, a OMS (Organização Mundial de Saúde) classificou o Estado de São Paulo como "área de risco". 

Ilhabela

Em Ilhabela, prevendo a grande procura para a aplicação da vacina, todas as Unidades Básicas de Saúde farão o reagendamento de consultas que estão marcadas para o dia 25, já que as equipes estarão focadas na campanha. Além disso, as UBSs terão horário estendido neste dia, prestando atendimento das 7h às 19h. 

Haverá ‘Dias D’ nos sábados 3 e 17 de fevereiro, data prevista para encerramento da campanha. Em ambas as datas, os postos de saúde do município estarão abertos em regime especial. “A Secretaria Municipal de Saúde trabalha no planejamento desta campanha em todos os seus detalhes devido a sua dimensão, já que atenderá toda a população do município a partir dos nove meses de idade”, declarou o prefeito, Márcio Tenório.

O secretário de Saúde, Marco Antonio Gênova, ressalta o aumento da procura pela vacina. “Desde os primeiros casos da doença no Estado de São Paulo, a procura pela vacina aumentou e, antevendo a demanda no início da campanha, estamos ajustando tudo para melhor atender os munícipes, fornecendo todas as informações necessárias sobre a campanha de vacinação”, disse o secretário.

A vacina é encontrada nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros do Itaquanduba, Barra Velha e Costa Sul. Este ano já foram vacinadas 700 pessoas e a meta para a campanha é de chegar a 30 mil. A Secretaria de Saúde salienta que a vacina não é aplicada no Hospital Municipal Mário Covas.

Caraguatatuba

Cerca de 200 funcionários participarão da campanha, entre médicos, enfermeiros e auxiliares. Estudantes de enfermagem de escolas particulares participarão da ação coordenada pela Secretaria de Saúde.

Haverá ainda o Dia D da campanha de vacinação. As Unidades de Saúde de Caraguatatuba abrirão nos sábados (dias 3 e 17 de fevereiro).

Os idosos que procurarem a Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber a imunização não precisarão de recomendação médica. Segundo a Secretaria de Saúde, a triagem será realizada no momento da vacinação.

Vale lembrar também que, pacientes em tratamento contra o câncer ou que tenham alergia grave a ovo, lactantes amamentando crianças menores de seis meses, pacientes em tratamentos com drogas imunossupressoras, pacientes transplantados, crianças menores de nove meses e pessoas com alguma doença febril aguda não podem ser vacinados.

A vacina contra a febre amarela pode causar efeitos colaterais, porque o imunizante contra a doença possui o vírus vivo atenuado, que desaparece do organismo três semanas após a vacinação, em média. Quando aplicada em um paciente com sistema imunológico sadio, a vacina irá provocar as células de defesa para que criem anticorpos contra a febre amarela. Isso significa que esse paciente, ao ser eventualmente picado por um mosquito infectado, terá os anticorpos necessários para combater o vírus.

Caraguatatuba não apresentou nenhum caso da febre amarela em sua forma silvestre (transmitida pelos mosquitos Haemagogus ou Sabethes, que vivem em área florestal), desde o início do surto no Brasil. Já a versão urbana da doença, não é notificada no país desde 1942.

Ubatuba

Em Ubatuba, a logística da campanha está sendo organizada pela Vigilância em Saúde em conjunto com o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Caraguatatuba e a Atenção Básica municipal. Um total de 37 mil doses fracionadas e 1,5 mil doses padrão serão destinadas a Ubatuba para todo o período da campanha.

Todas as unidades de saúde oferecerão a vacina em dias e horários que estão sendo definidos em conjunto com as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). A estratégia prevê ainda o funcionamento de algumas unidades em horário estendido a partir do dia 29. A lista detalhada de locais e horários será divulgada em breve.

Uma capacitação para as equipes da Atenção Básica e dos Pronto-Atendimentos sobre o protocolo para manejo das arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela) já foi feita em dezembro e toda a equipe está atualizada de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde.

Enquanto a campanha não começa, a vacinação em dose integral continua a ser aplicada nas unidades de saúde sob agendamento prévio para as pessoas que viajam para áreas endêmicas da doença ou que necessitam do Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela.

São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião salienta que, até o presente momento, a cidade não registrou nenhum caso de febre amarela ou de óbitos em decorrência à doença e, por conta disso, segue com o calendário designado pelo Governo do Estado, agora antecipado para 25 de janeiro. Por enquanto, a cidade conta com as doses da vacina não fracionada, para atender as pessoas que irão, nos próximos dias, fazer alguma viagem internacional ou para as chamadas zonas de risco.

Para estes casos as doses são aplicadas nas unidades do Canto do Mar, PSF Centro, Topolândia e Maresias. Neste caso, o cidadão precisa ir até a Unidade de Saúde com um comprovante desta viagem para que seja liberada a imunização antes da data prevista para o inicio oficial da campanha.

 



Últimas Notícias