Ponto de Cultura de São Sebastião é selecionado no Proac e contará histórias do circo de lona



Postado em: 22/01/2018


O Projeto "Tem, sim senhor!", apresentado pelo Instituto de Memória Brasil Vivo, foi selecionado entre outras 87 propostas, no edital ações de fomento ao audiovisual do Proac (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo) para desenvolver uma web série sobre a memória do Circo de Lona em São Sebastião, e uma mostra cineclubista, explorando a linguagem audiovisual e o uso da tecnologia digital para contar a história viva do circo na cidade.

"Tem, sim senhor!" traz personagens, lugares e memórias em quatro episódios divertidos e emocionantes. O projeto é uma iniciativa transmídia que utiliza a linguagem audiovisual e a tecnologia digital para difundir um saber popular. As estrelas são o circo de lona, tradicional e contemporâneo, bem como a memória coletiva sobre esse fazer cultural em São Sebastião.

Com suas ações, o projeto cria vias de acesso ao imaginário coletivo dos moradores dessa cidade, e também revela uma forte conexão com uma identidade cultural tão marcante no Brasil, que é a arte circense. "Queremos 'desesconder' belas histórias das pessoas e da cidade... histórias brasileiras que dão o sentido de pertencimento e o colorido da nossa identidade cultural", revela Alessandra Stropp, diretora e montadora da série.

Além do investimento econômico na região, a cidade é homenageada com uma obra artística para contar sua memória coletiva, agregando assim valor simbólico a este lugar. Por enquanto, o projeto se encontra em fase de pré-produção e pesquisa. Ao longo deste semestre passará por filmagens, edição, circulação por internet e pela mostra cineclubista. Em breve, a programação, a apresentação dos personagens, as notícias da produção e outras informações poderão ser acompanhadas no site do projeto.

A contadora de histórias Neide Palumbo participa da série, presenteando o público com suas lembranças. "Criar elo com as novas gerações e manter viva a nossa cultura é um desafio e um prazer ao mesmo tempo. Então, estou muito feliz em participar deste projeto", conta Dona Neide.

Mais uma participação esperada é a de Fernando Sampaio, fundador do Circo Zanni, em Boiçucanga, ele promete contar como essa experiência mexeu com nove artistas que participaram daquele momento. "A fundação do Circo Zanni em São Sebastião marcou significativamente nossas vidas e acredito que a cidade também tenha ficado marcada com a nossa arte. É muito bom contar essas histórias numa série para internet". Ao longo do projeto novos personagens e histórias serão revelados para o grande público.

Conheça o Ponto de Cultura

O Ponto de Cultura Brasil Vivo reúne pessoas, memórias, histórias... O Brasil das favelas, dos vilarejos, dos povos do mar, das baianas de acarajé, do hip hop, dos jovens, dos mestres, das lonas de circo e também das de acampamento, dos campos de várzea, da congada... Essa gente anônima que, historicamente, vive nas beiradas, vence inúmeras dificuldades cotidianas, e consegue seguir adiante, merece o nosso olhar. Contamos histórias, difundimos a cultura popular brasileira, trabalhamos na perspectiva da cidadania e diversidade cultural. Nossa relação com o circo surgiu com a criação de um cineclube no Espaço Cultural Circo Navegador, um importante teatro popular de São Sebastião, e de lá pra cá deixamos as ideias e parcerias fluírem. Assim nasceu o "Tem, sim senhor!".

Mais informações

brasilvivo.org.br | temsimsenhor@brasilvivo.org.br

 



Últimas Notícias