Em uma semana, "Operação Praia Limpa" retira 400 kg de lixo em Ilhabela



Postado em: 02/02/2018


O projeto "Operação Praia Limpa" iniciou as suas atividades na última semana e os primeiros resultados já foram alcançados em Ilhabela. A equipe começou o trabalho com blitz e distribuição de sacolinhas oxibiogradáveis e folders educativos na entrada da balsa, na Barra Velha, no trânsito e também nas praias e cachoeiras. Mais de 400kg de lixo já foram retidados do fundo do mar e também em ações de limpeza na areia. 

Dentre as atividades propostas pelo projeto estão os mergulhos realizados nos píeres do Perequê e Praia da Pedra do Sino para a retirada de lixo submarino. A equipe recolheu quatro pneus, cadeiras de praia, latas, garrafas, óculos, entre outros. "Também realizamos mutirões de limpeza nas praias Ilha das Cabras, Oscar, Feiticeira e Praia Grande, além das cachoeiras da Água Branca e da Toca, no Reino, e com atividades simultâneas, como a embarcação de apoio, que distribui sacolas retornáveis para barcos.

A embarcação retirou mais de 400 kg de lixo do mar, como latas, garrafas, brinquedos, embalagens em geral, isopor, chinelos, entre outros", explicou o diretor do projeto "Operação Praia Limpa", Rogério Vieira Lima Muniz.

Para auxiliar a coleta dos resíduos foram disponibilizadas 28 lixeiras em pontos específicos nas entradas das praias. "Todo esse montante recolhido mostra a importância de uma ação de limpeza, mas o importante é que as pessoas se conscientizem de que o descarte adequado é essencial para que tenhamos uma ilha ecologicamente saudável. A ação depende de todos", destacou o prefeito Márcio Tenório.  

Este é o oitavo ano consecutivo do projeto no arquipélago. São mais de 15 funcionários trabalhando até o final de fevereiro, e 95% da mão de obra é local. Toda a equipe do "Operação Praia Limpa" percorre o arquipélago de Ilhabela uniformizada, seja por terra ou mar, abordando os usuários das praias e distribuindo o material que explica sobre o correto armazenamento do lixo produzido e os pontos de coleta.

Há, também, a tradicional distribuição de sacolinhas oxibiodegradáveis, além de folders educacionais. Tambores e lixeiras seletivas serão disponibilizados e instalados nas saídas das praias e entradas das cachoeiras para o despejo dos resíduos, auxiliando o destino final da coleta. Outra ação do "Operação Praia Limpa" é a distribuição de mudas de plantas nativas de reflorestamento, de brindes e sacolas retornáveis ecológicas. Mais informações no portal www.operacaopraialimpa.com.br.



Últimas Notícias