Celso Moraes/PMSS

Cidades do Litoral Norte se mobilizam para o Dia “D” de Vacinação contra a Febre Amarela



Postado em: 02/02/2018


As cidades do Litoral Norte participam neste sábado (3) do Dia “D” da Campanha de Febre Amarela. As prefeituras montaram esquemas especiais nas unidades de saúde e em alguns municípios há postos volantes para facilitar o acesso da população.

Em São Sebastião, além das 16 salas de vacinação nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) a Secretaria de Saúde vai montar outros sete postos volantes para atender a população. De acordo com o último levantamento, até segunda-feira (29/), 9,5 mil pessoas foram imunizadas contra a doença.

No sábado, as 16 USF’s estarão abertas das 8h às 16h30 e os postos volantes são nos seguintes locais: Barra do Una (Rua Itatiaia, sem número); Cambury (Escola Cavalinho de Pau, Rua Tijuca, 1001); Praça da Alegria, em Boiçucanga; Maresias (Rua da Cesp esquina com a Rua Alfredo do Vale); Praça da Matriz, no Centro; Escola Nair Ferreira Neves, no São Francisco e Escola Cynthia Cliquet Luciano, na Enseada.

A Secretaria de Saúde destaca que quem não conseguir tomar a vacina no dia “D”, a campanha segue até o dia 17 de fevereiro, em todas as unidades de saúde das 8h às 16hs e de Pronto Atendimento em Boiçucanga e no Centro, das 21h às 7h.

Caraguatatuba

Os bairros Travessão, Poiares, Rio do Ouro, Tabatinga e Centro, além dos Residenciais do Getuba, Perequê-Mirim e Pegorelli, em Caraguatatuba, recebem neste sábado, das 8h às 17h, um mutirão da campanha de vacinação contra febre amarela.

O objetivo da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba neste dia é focar nas comunidades com grande concentração de moradores aptos a receber a dose da vacina. O mutirão também será realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade.

Desde o início da campanha até agora, o município imunizou 13 mil pessoas. A vacinação é feita de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h em oito UBS’ s da cidade.

Neste sábado, além dos postos, haverá vacinação nos seguintes locais: UBS do Tabatinga, Residencial Pegorelli (Rua Dois, 75), Residencial Perequê-Mirim (Avenida José Geraldo Fernandes da Silva Filha, 305), Residencial Nova Caraguá I Getuba (Rua Gabriel Fagundes da Rosa), Campo do Clube Fortaleza (Travessão), Centro Cultural Comunitário Travessão, Centro Cultural Poiares, Escola Municipal Honorina Pacheco e Museu de Artes e Cultura (Centro).

Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, já vacinou pouco mais de 5 mil pessoas, ou seja, 20 % da população, contra a Febre Amarela nos dois primeiros dias de campanha.

Desde a última segunda-feira (29), as UBS’s da Água Branca, Itaguaçu e Alto da Barra começaram a vacinar nos horários estendidos, até às 19 horas. Já a unidade da Barra Velha (baixa), começa na terça-feira (6), por conta da reforma.  Os horários estendidos dos bairros da Barra Velha (alta) e Água Branca são todas as segundas-feiras e Itaguaçu as segundas e quartas.

As unidades de saúde funcionaram normalmente no feriado municipal de sexta-feira (2) e permanecem abertas no sábado, das 8 às 17 horas.

Ubatuba

Em Ubatuba, 11 unidades de saúde abrem neste sábado, 8 às 17 horas, para aplicar a vacina contra a febre amarela: Centro de Especialidades Médicas (Postão), Estufa II-A, Ipiranguinha, Itaguá, Lagoinha, Perequê-Açu, Perequê-Mirim, Puruba, Rio Escuro, Sertão da Quina e Sesmaria.

No mesmo horário, equipes volantes percorrem os comércios dos bairros Itaguá, Maranduba e Praia Grande bem como do Centro, em torno ao Calçadão, para aplicar a vacina em trabalhadores do comércio.

Também haverá uma equipe fixa vacinando a população em geral instalada no estacionamento da loja que fica em frente ao terminal urbano rodoviário (Verde Bus), na esquina das ruas Hans Staden e Conceição.

Até o final da manhã desta quinta-feira (01/02), 12.581 pessoas já haviam tomado a vacina fracionada na cidade e 412 a vacina em dose integral.

A vacina

Quando aplicada em um paciente com sistema imunológico sadio, a vacina irá provocar as células de defesa para que criem anticorpos contra a febre amarela. Isso significa que esse paciente, ao ser eventualmente picado por um mosquito infectado, terá os anticorpos necessários para combater o vírus.

Deverão tomar a vacina pessoas a partir de nove meses de idade, inclusive idosos e indígenas, desde que não apresentem condições clínicas especiais. A vacina contra a febre amarela é contraindicada para pacientes em tratamento de câncer, pessoas com imunossupressão e pessoas com reação alérgica grave à proteína do ovo.



Últimas Notícias