Enfermeiros da UPA de Caraguá participam de treinamento de atendimento básico e avançado



Postado em: 29/03/2018


Com a finalidade de aprimorar e atualizar os conhecimentos dos enfermeiros da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba promove um curso sobre os atendimentos conhecidos como Suporte Básico de Vida e Suporte Avançado de Vida. Segundo a prefeitura, essa capacitação ajudará a melhorar a qualidade dos atendimentos à população.

Participam deste curso 62 profissionais de saúde, sendo 14 enfermeiros e 48 técnicos em enfermagem. De acordo com o coordenador da UPA, André Leandro, esse curso será em estendido em breve para os profissionais de Atenção Básica. "A finalidade é preparar as equipes do Programa de Saúde da Família, respeitando as normativas da portaria 1.600 do Ministério da Saúde", afirmou.

Ainda de acordo com o coordenador, a gestão do prefeito Aguilar Jr adquiriu todos os medicamentos necessários para os atendimentos iniciais de urgência e emergência nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). "Além disso, foram adquiridos desfibriladores elétricos automáticos, que serão colocados em todas as UBSs ainda neste primeiro semestre", disse André Leandro. O curso é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Organização Social João Marchesi.

Suportes básicos e avançados de vida

O Suporte Básico de Vida (SBV) é o conjunto de medidas e procedimentos técnicos que objetivam o suporte de vida à vítima. O SBV é vital até a chegada do Suporte Básico Intermediário (SIV), que seria o transporte até o hospital. O objetivo principal é não agravar lesões já existentes ou gerar novas lesões.

Já o Suporte Avançado de Vida são manobras médicas invasivas (procedimentos cirúrgicos, administração de medicamentos, etc) destinadas à estabilização clínica de um paciente. Podem ser realizadas no Atendimento Pré- Hospitalar (APH) ou no atendimento hospitalar.



Últimas Notícias