Luis Gava/PMC

Caraguatatuba terá Banco de Leite Humano para atender UTI Neonatal e mães com dificuldade no aleitamento



Postado em: 07/04/2018


Com capacidade de armazenar 60 litros de leite por mês, o Banco de Leite Humano (BLH) será inaugurado pela Prefeitura de Caraguatatuba no próximo dia 17 de abril, durante a semana de comemorações do aniversário da cidade. O local terá como objetivo principal fornecer leite pasteurizado aos bebês internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris e às mães com dificuldade no aleitamento por alguma contraindicação - como, por exemplo, mães portadoras do HIV ou hepatite.

Outra prioridade da unidade será o fornecimento de leite para bebês recém-nascidos da Casa de Acolhimento. Todas as solicitações de mães com dificuldade para amamentar serão avaliadas pela unidade mediante prescrição médica, após orientação sobre a forma correta de amamentação.

As mulheres em período lactacional (nutrizes), interessadas em doar leite materno, poderão entrar em contato diretamente com o Ceami e BLH para agendar entrevista. Logo após contato, as candidatas à doação passarão por triagem para garantir a segurança da saúde da criança.

Segundo a enfermeira coordenadora do Ceami, Ana Cláudia Tripac, todo processo de doação será protocolizado pela Rede de Banco de Leite Humano, Instituto Figueira Fernandes (IFF) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Após análise e aprovação, a mãe doadora receberá frascos esterilizados para armazenamento do leite e informações sobre a devida forma de coleta.

Serviço:

Banco de Leite Humano de Caraguatatuba

Avenida Maranhão, n. 451 – 1º andar

Jardim Primavera

Edifício Dr. Luiz Roberto Barradas Barata



Últimas Notícias