Prefeitura inicia estruturação da trilha de acesso ao Rio Silveira na aldeia indígena em Boraceia



Postado em: 17/04/2018


Em comemoração ao Dia Nacional do Índio na próxima quinta (19/4), a Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Turismo e de Serviços Públicos, e a Fundação Educacional e Cultural Deodato Santana (Fundass), iniciaram a primeira fase de estruturação da trilha de acesso ao Rio Silveira, localizado na Aldeia Indígena do Rio Silveira, em Boracéia, na Costa Sul. A aldeia faz divisa com o município de Bertioga.

Segundo o cacique Adolfo, o início da aldeia se deu nas margens deste rio, mas por conta da dificuldade do acesso, que só é possível por trilha, a comunidade acabou se estabelecendo próxima à rodovia. Ele frisa a importância da estruturação do acesso, pois o Rio Silveira é usado diariamente pela aldeia, para o lazer, plantio, cerimônias religiosas como o batismo indígena, e o turismo, que hoje é a principal fonte de renda dos indígenas.

De acordo com o secretário adjunto de Turismo, Leandro Saadi, a reserva indígena tem um enorme potencial turístico. ''Em um mesmo local, você possui turismo cultural, ecoturismo e turismo de aventura. Tem atividade para todos os gostos e idades”, disse Saadi.

Nesta primeira etapa, está sendo feita a drenagem da trilha, instalação de degraus, corrimãos, passarelas e sinalização. A intenção é dar estrutura para os índios trabalharem com excelência. O secretário diz estar otimista. “Em reunião com os líderes da aldeia, pude perceber o desejo deles em desenvolver um turismo profissional e de padrão internacional. Iremos mobilizar toda aldeia, ministrando cursos de capacitação e qualificação voltados ao turismo”, finalizou.



Últimas Notícias