Divulgação/Instituto Argonauta

Instituto Argonauta e Aquário de Ubatuba retiram 500kg de lixo na Praia do Iperoig



Postado em: 22/04/2018


Na manhã de quinta-feira (19), a equipe do Instituto Argonauta durante o monitoramento de praias se deparou com muito lixo espalhado pela Praia do Iperoig. Rapidamente, os funcionários juntaram 6,5kg de entulho.  Em função da gravidade da situação, foi necessário um reforço com colaboradores do Instituto e do Aquário de Ubatuba para realizar um mutirão, que recolheu cerca de 500kg de lixo da praia.

Encontrar lixo durante o monitoramento de praias, é mais comum do que se imagina. Pensando nisso que o diretor presidente de ambas as instituições (Instituto e Aquário), Hugo Gallo, sentiu a necessidade de fortalecer as ações de sensibilização que já realizava no Aquário de Ubatuba e no próprio Instituto Argonauta, implantando um projeto de qualificação e quantificação dos resíduos encontrados nas praias e, diariamente, as equipes durante o monitoramento recolhem ao menos uma sacola de lixo de cada praia.

“A quantidade de lixo encontrada chamou nossa atenção e, por isso, realizamos o mutirão. A situação do lixo nas praias é muito séria e merece atenção de todos”, destaca a bióloga e coordenadora do Instituto Argonauta, Carla Beatriz Barbosa.

Como tema cada vez mais atual e em debate, o lixo no mar é preocupante. O uso maciço de plásticos é tamanho que os oceanos abrigarão mais detritos plásticos do que peixes em 2050 estima-se pesquisa. A ONU Meio Ambiente também se preocupa com a causa e lançou a campanha #CleanSeas, que estimula os governos a aprovarem políticas de redução de plástico, a indústria a minimizar as embalagens plásticas e redesenhar produtos e convida os consumidores a mudarem seus hábitos de descarte antes que danos irreversíveis aconteçam aos nossos mares.

O monitoramento é realizado diariamente em quase todas as praias do litoral norte pelas equipes de campo do Instituto Argonauta. O Projeto de Monitoramento de Praias, PMP-BS, é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos. O projeto é conduzido pelo Ibama, coordenado pela Univali, e executado pelo Instituto Argonauta na região.



Últimas Notícias