Divulgação

Alunos de biologia de São Paulo realizam visita ao Mangue do Araçá em São Sebastião



Postado em: 21/05/2018


Alunos de biologia da Escola da Vila, localizada em São Paulo, visitaram o Mangue do Araçá, no Varadouro, em São Sebastião. O objetivo foi estudar a saúde ambiental, analisar diversos ecossistemas, ver a biodiversidade do local, e comparar um mangue degradado com um preservado.

Na oportunidade, os jovens também captaram imagens do mangue, que serão utilizadas para a produção de um documentário sobre manguezais. Os alunos também aproveitaram para medir a altura e o diâmetro das árvores, a abertura da copa, fazer coleta de solo, identificar as espécies de árvores, coletar folhas e classificar em que etapa está o local.

A visita ocorreu justamente quando a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizava a limpeza quinzenal do Araçá. A cada ação são retirados cerca de 20 sacos de 200 litros de resíduos sólidos, como sacolas plásticas, garrafas pets, copos, entre outros.

Segundo a assessora de gestão da Secretaria de Meio Ambiente, Simone Barbosa da Silva, o objetivo é manter e preservar o manguezal, que tem um importante desempenho como exportador de matéria orgânica, contribuindo para a produtividade primária da zona costeira, como peixes, moluscos e crustáceos. “Lá no mangue são encontradas condições ideais para a produção, sendo um berçário de criadouros e abrigo para várias espécies de fauna aquática e também terrestre, facilitando a vida dos próprios pescadores do local”, finalizou.

 



Últimas Notícias