Semana do Mar tem programação especial em Ubatuba a partir deste sábado no "Mês dos Oceanos"



Postado em: 29/05/2018


O Projeto Tamar, o Aquário de Ubatuba, o Instituto Argonauta e a Prefeitura Municipal de Ubatuba realizam a 'V Semana do Mar' a partir deste sábado (2/6) até o dia 9 de junho. O evento faz parte da programação da 8ª edição do ‘Festival da Mata Atlântica’ e tem o objetivo de sensibilizar, refletir e realizar ações em prol da conservação da natureza.

 Apoiada por parceiros locais, a 'V Semana do Mar' tem programação especial de palestras relacionadas à conservação dos mares e oceanos, exposições, eventos culturais, mutirão de limpeza de praia, soltura de tartarugas marinhas reabilitadas, ações educativas do Projeto Tamar, do Aquário de Ubatuba, do Projeto Albatroz, e muito mais.  A participação da equipe do Projeto Albatroz e do Coletivo Jovem Albatroz se destaca nas ações socioambientais educativas durante o Encontro Jovem Transformar, durante a limpeza de praia e a soltura de uma tartaruga marinha reabilitada.

O Projeto Albatroz, assim como o Tamar, é parte integrante da Rede Biomar, que reúne projetos de conservação da biodiversidade marinha patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A abertura será neste sábado (2/6), a partir das 10h, no Projeto Tamar, com a Mostra Fotográfica 'Lente Caiçara' de Roger Souza. Às 20h, acontece a apresentação musical do Grupo Concertada.

No dia 4 de junho, durante a tarde, o Aquário de Ubatuba realizará monitoria com escolas do município, e no Projeto TAMAR, a nutricionista Rosana Magalhães Gaeta realizará uma contação de história e outras atividades com o livro “Sobre o que estamos falando” do ICMBio - ESEC Tupinambás e Refúgio da Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes, junto com a E.M Profª Renata Castilho da Silva da Prefeitura de Ubatuba. Às 19:30 tem no Aquário de Ubatuba a palestra da Veterinária do TAMAR, Daniela Costa, com a Bióloga do Instituto Argonauta, Natalia Della Fina, sobre o tema "Impacto do lixo sobre a fauna marinha". A entrada é gratuita.

No dia 5 estão programadas as atividades de educação ambiental no Teatro Municipal, juntamente ao 'VIII Festival da Mata Atlântica'. Às 19:30, o Aquário de Ubatuba recebe a palestra do Projeto Mantas do Brasil "Ações de preservação e pesquisa da maior espécie de raia do mundo", ministrada por sua coordenadora de educação ambiental, Ana Carolina Fornicola. A entrada é gratuita.

Para o dia 6 de junho, as atividades iniciam às 14h no Tamar e Aquário de Ubatuba. O Tamar, juntamente à ESEC Tupinambás, realiza atividades de educação ambiental com o foco nas Unidades de Conservação da região. O Aquário de Ubatuba oferece visitas guiadas em seu centro de visitantes. Ambas as atividades são disponibilizadas para escolas do município. Às 19:30, no Aquário de Ubatuba, tem a palestra da Analista Ambiental do ICMBio Alcatrazes, Thais Farias Rodrigues, sobre o tema "Conhecendo o Arquipélago de Alcatrazes". A entrada é gratuita.

Nos dias 7, 8 e 9, o Projeto Tamar promove o III Encontro Jovem TransforMar, com a participação do Aquário de Ubatuba, Projeto Albatroz, Instituto Argonauta e diversos parceiros. O objetivo é sensibilizar, informar e articular os jovens para a elaboração de ações conjuntas em prol da conservação marinha. Estas ações serão apresentadas pelos jovens participantes no encerramento da 'V Semana do Mar'.

No dia 7 de junho, às 19:30, no Aquário de Ubatuba, tem a palestra "A importância das Unidades de Conservação", com a Analista Ambiental do ICMBio Alcatrazes, Thais Farias Rodrigues. A entrada é gratuita.

A programaçã do dia 8 tem início às 14h, no Aquário de Ubatuba, com a palestra "Vida Marinha, formando os Futuros Guardiões dos Oceanos", de Eric Comin, para escolas do município. Ainda no dia 8, às 19:30, no Aquário de Ubatuba, acontecem duas atividades especiais: o Painel “Dia Mundial dos Oceanos - Sociedade do Mar e Garantia dos direitos”, com Mário Mantovani, diretor da SOS Mata Atlântica e Rodrigo More, porfessor da UNIFESP; e o lançamento do livro "Vida Marinha - 1 Guia ilustrado para crianças", de Eric Comin e Alexandre Huber, com noite de autógrafos.  

As ações do dia 9 de junho começam na Praça da Baleia, às 8h30. Nessa manhã tem as tendas das instituições ambientais locais, inauguração da estátua de Cousteau, Exposição Zoo Marinho, Limpeza de Praia com coleta de lixo na orla da praia do Itaguá por terra e mar, e soltura de tartaruga marinha reabilitada. No período da tarde, às 16h, acontece a palestra da fotógrafa Marina Bandeira Klink, com o tema “O que as fotografias revelam além de imagens”, no Aquário de Ubatuba. Entrada gratuita.

A partir das 19:30 do dia 9 de junho acontece no espaço cultural do Tamar o Encerramento do 'VIII Fertival da Mata Atlântica' e 'V Semana do Mar'. Além disso, o III Encontro Jovem TransforMar se encerra com a apresentação das propostas discutidas e elaboradas pelo Coletivo Jovem. 

SERVIÇO

VIII Festival da Mata Atlântica

De 27 a 09 de junho

Mais informações: www.ubatuba.sp.gov.br/smma/fema2018

V Semana do Mar

De 02 a 09 de junho

Mais informações: Projeto TAMAR (12) 3832 6202 | 3832 7014

Rua Antonio Athanázio, 273 – Itaguá, Ubatuba/SP

Mais informações Aquário de Ubatuba:

Rua Guarani, 859 – Itaguá, Ubatuba/SP

Tel.: (12) 3834-1382



Últimas Notícias