Troca de empresa para administrar saúde provoca falta de atendimento em Caraguá



Postado em: 11/03/2014


Caraguatatuba-10/03/2014 - A troca da empresa que administra os postos dos ESFs (Estratégias de Saúde da Família) em Caraguatatuba causou transtornos à população, pois a maior parte das unidades ficou sem atendimento nesta segunda-feira (10/3) por falta de médicos. Os serviços foram assumidos pelo Instituto Corpore e incluem também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do setor psiquiátrico do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

O detalhe é que a nova gestora assumiu com apenas três dos 22 médicos necessários contratados, o que gerou reclamações por parte dos usuários. Segundo a Corpore, os médicos serão contratados em caráter emergencial por plantões e a expectativa é resolver o problema até o final da semana.
Já a Prefeitura informou que pretende se reunir com a empresa nesta terça-feira para buscar uma solução rápida para essa situação.
Segundo a secretaria de Saúde de Caraguá, a vigência do contrato será de um ano e, mensalmente, a empresa receberá o valor de R$ 2 milhões e 80 mil. Ainda de acordo com a pasta, este pagamento só será efetivado mediante o cumprimento das metas estabelecidas no edital e no plano de trabalho. A entidade passará por avaliações mensais.
 
O secretário adjunto da secretaria de Saúde, Sílvio Tavares de Andrade, disse que entre as empresas classificadas, esta atendeu plenamente todas as exigências do edital; principalmente, no quesito contratação de serviços médicos. Uma equipe técnica da secretaria acompanhada do presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comus), Ricardo Fernandes, visitou locais administrados pela empresa para avaliar os serviços prestados antes da decisão final.
 
Antes da nova contratação, a UPA era administrada pela Sociedade Assistencial Bandeirantes e o PSF pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).
 
Instituto - Para desenvolver ações no município, o Instituto Corpore foi selecionado por meio de licitação pública por atender todas as exigências descritas pela prefeitura de Caraguá em ações que promovem o atendimento e o bem-estar da comunidade.
 
Sediado em Matinhos, no litoral do Paraná, o Instituto Corpore, atualmente, atende nos estados do Paraná e São Paulo.  A estratégia do grupo é detectar problemas, identificar oportunidades e vantagens colaborativas para descobrir potencialidades e soluções inovadoras.
 
Desde quando foi criada, em 2005, a entidade tem expandido suas ações. Além da sede em Matinhos, o Instituto Corpore ainda está presente nos municípios paranaenses de Bela Vista do Paraíso e Reserva. Em São Paulo, a entidade tem unidades nos municípios de Alambari, Araçoiaba da Serra, Guarujá, Jales, Mirassol, Ribeirão Preto, São Simão e Sarapuí.

 

 

 



Últimas Notícias