Luciano Vieira/PMSS

Surf acessível: projeto "Onda Azul" leva a emoção do esporte a autistas em São Sebastião



Postado em: 17/06/2018


Em São Sebastião, a cidade natal do campeão mundial de surf Gabriel Medina, o esporte que o consagrou também ganha outros papéis importantes, como por exemplo, oferecer a emoção do contato com a natureza e de deslizar sobre o mar a crianças jovens com autismo. É o projeto "Onda Azul", criado em Santa Catarina. 

No fim de semana, 11 surfistas autistas do projeto Onda Azul de São Sebastião – que conta com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Esportes e da Pessoa com Deficiência e do Idoso; do Instituto Gabriel Medina (IGM) e de diversos voluntários – foram selecionados para participar pela primeira vez de uma bateria especial no Circuito Medina de Surf 2018, em Maresias, Costa Sul do município.

Segundo uma das coordenadoras do projeto, a psicopedagoga Sandra Lamb, participam do projeto hoje mais de 20 autistas entre 3 e 27 anos. Destes, 11 se inscreveram na bateria por meio de desenhos que representam o surf.

A bateria nomeada Onda Azul Wizard Litoral Norte não é uma disputa, tendo o objetivo de promover a integração dos autistas e seus familiares. Segundo Sandra, para os surfistas do Onda Azul é um estímulo estarem num ambiente com mais pessoas, serem valorizados em um circuito tão importante, que leva o nome de um campeão mundial. “É muito importante também que as pessoas que não tenham nenhuma deficiência os vejam com um olhar de acolhimento e respeito”, disse Sandra.

Com três etapas, sempre realizadas nas ondas em frente ao IGM, em Maresias, o Circuito Medina de Surf 2018 teve início no fim de semana. Em disputa 104 atletas, divididos em cinco categorias – Sub11 Masculina, Sub13 (Masculina e Feminina) e Sub15 (Masculina e Feminina).

Onda Azul

O projeto foi criado em 2015, em Florianópolis/SC e hoje também atua em Imbituba, além de São Sebastião. É exclusivamente oferecido para autistas porque sua metodologia foi pensada para atender às dificuldades de interação social, comunicação e disfunção sensorial.

Em São Sebastião, o projeto iniciou em 2017. Além de Sandra, que é chefe de divisão de Programas e Projetos de inclusão da Sepedi, o educador físico Ubiratan Mourão, chefe de divisão de Esportes Náuticos da da Secretaria de Esportes também coordena o Onda Azul.



Últimas Notícias