Fé e tradição: Festa do Divino começa na sexta e vai até 22 de julho em Ubatuba



Postado em: 10/07/2018


A 152ª Festa do Divino de Ubatuba começa nesta sexta-feira (13/7) e vai até o dia 22 de julho com programação religiosa, incluindo a Novena do Espírito Santo e a procissão, apresentações da tradição caiçara, shows musicais e a tradicional quermesse. Além de comidas e bebidas típicas, a festa terá show de prêmios, incluindo o sorteio de um carro 0km.

A Festa do Divino de Ubatuba é fortemente marcada por suas atrações socioculturais, como a tradicional tainha assada na brasa, os shows musicais e pelo aguardado show de prêmios, que ocorre sempre no último dia e que tem como prêmio principal um carro 0km. O evento é realizado na Praça Exaltação da Santa Cruz e é considerado uma das principais atividades do calendário local, recebendo milhares de pessoas.

Para o secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Bischof, a festa é um importante elemento turístico e de manutenção das tradições locais. “Sendo a Festa do Divino Espírito Santo a segunda mais antiga do município, não tenho dúvidas de sua importância como um atrativo cultural e de manifestações das tradições locais, sendo um interessante atrativo turístico para o município. Aos turistas que nos visitam, é um momento de religiosidade marcante na festa, bem como, uma grande quermesse de julho, onde é possível saborear o peixe que visita nossas águas no inverno, a tainha assada”.

Já para frei Wilmar Vilalba, pároco da Paróquia Exaltação da Santa Cruz, a festa contribui diretamente para um intercâmbio cultural entre as pessoas. “A começar pela época em que celebramos o Divino Espírito Santo aqui, toda a simbologia, os aspectos históricos e da tradição caiçara que se entrelaçam à cultura e à religiosidade, e o próprio convívio em comunidade, tudo isso permite que possamos expor a nossa vivência local aos visitantes, como também acabamos absorvendo suas impressões e um pouco da vivência que vem de fora”, ressalta.

Tainha na brasa e show de prêmios

Um dos carros-chefes da festa, a tainha assada na brasa é também uma das principais razões da festa ser realizada em Ubatuba no mês de julho. Embora o Espírito Santo seja lembrado no calendário litúrgico católico no dia de Pentecostes, os antigos caiçaras aguardavam o período em que as tainhas migravam do sul para, então, festejarem em comunidade a, assim, homenagearem a terceira pessoa da Santíssima Trindade.

Como o costume acabou virando tradição, a Festa do Divino de Ubatuba é sempre realizada em julho. Outra atração que virou tradição é o show de prêmios, que acontece sempre no último dia da festa e pode ser considerado um evento à parte, devido às suas proporções. Reunindo mais de 6 mil pessoas por edição, há cerca de 20 anos, o evento tem como principal atrativo uma rodada valendo um carro 0 km. Outras rodadas são realizadas com prêmios como duas motos 0 km, TV, celular, tablet, entre outros. A cartela com o prêmio principal pode ser adquirida antecipadamente na Paróquia Exaltação da Santa Cruz e custa R$ 25,00.

 



Últimas Notícias