Programação da 45ª Semana de Vela de Ilhabela traz shows, exposições e feira literária na Vila



Postado em: 16/07/2018


A programação cultural da 45ª Semana de Vela Oceânica de Ilhabela prossegue com muitas atrações no chamado "Race Village", montado na Rua Dr. Carvalho, na Vila.  Entre os destaques, exposições, shows musicais, stand up comedy e a abertura oficial das competições de vela oceânica. 

Na quarta-feira (18), está programado o show do Marcelo Totó e os Rockers, às 20h. O humor sobe ao palco do Race Village na quinta-feira (19), com o Stand Up Comedy Fundaci. Nil Agra, Rodrigo Marques, Dinho Machado, Mauricio Dollenz e Micheli Machado se apresentam a partir das 20h, alternando piadas e esquetes que prometem fazer o público ‘morrer de rir’. 

Para sexta-feira (20) está programada a abertura da 45ª Semana de Vela Oceânica de Ilhabela, com show da Banda de Música do Comando do 8º Distrito Naval, também com início às 20h. Antes, o público assistirá um inusitado espetáculo envolvendo arte, música, tecnologia de vídeo com conteúdo 3D, performance interativa, e show de luzes e fogos de artifício.

A abertura do evento pretende celebrar e homenagear o esporte, os atletas, e os 45 anos da Semana de Vela de Ilhabela, o maior evento naútico da América Latina. As regatas começam no dia seguinte, com a de longo percurso, até o Arquipélago de Alcatrazes. Mas antes, às 10h, do sábado (21) está agendado o desfile dos mais de 100 barcos que participarão da Semana de Vela, no Píer da Vila.

Música e informação 

As noites do final de semana são destinado a palestras e shows musicais. No sábado (21), o paraquedista Luigi Cani aborda o tema "Você Pode Voar". No dia seguinte, domingo (22), é a vez do navegador Amyr Klink falar sobre suas “Expedições". Ambas têm início às 18h30 e integram a programação da Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela, que, como o próprio nome indica, divulga e vende livros com a temática outdoor. Para embalar o Race Village, apresentações da banda Tom Cats (sábado) e Serial Funkers (domingo), sempre a partir das 20h.

Para o secretario de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini, com a intensa programação do Race Village garante a integração entre comunidade local, velejadores e turistas. “Investimos em uma estrutura completa, com espetáculos, palestras, exposições, cinema e apresentações culturais a fim de oferecer vasta gama de opções. E conseguimos, porque o espaço é um sucesso desde a inauguração, dia 7 de julho, com show do Gabriel, O Pensador”, afirma, lembrando que próximo ao Race Village, no Centro Cultural da Vila, funciona a exposição A Beleza na escultura de Michelangelo, com obras como estátuas, bustos e relevos em gesso, produzidos a partir dos originais do artista italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte ocidental.

Os Paralamas do Sucesso e Diogo Nogueira

O Race Village segue com intensa programação até o dia 29 de julho, no Centro Histórico de Ilhabela, e ainda vai receber apresentações de nomes como Os Paralamas do Sucesso e Diogo Nogueira, além de palestras com velejadores, pesquisadores marinhos, paraquedistas, jornalistas esportivos e outras personalidades. O espaço foi inaugurado na noite de sábado (7), com show do rapper Gabriel, o Pensador, que contou com cerca de 5 mil pessoas, maior público desta temporada. A apresentação da Orquestra Rock, na noite do sábado passado (14) também foi um sucesso.

Outra atração do Race Village, que recebe bom público, é a sala de cinema. Em parceria com a Paris Filmes, o espaço exibe, de graça, lançamentos mundiais e sucessos nacionais e internacionais à população e aos visitantes. As sessões são diárias e a expectativa é repetir o sucesso do ano passado. Para isso, serão mais de 160 exibições, com filmes como ‘Extraordinário’, ‘O Castelo de Vidro, ‘Eu só posso imaginar’, ‘Por trás dos seus olhos”, entre outros.

Ilhabela recebeu oito mil pessoas entre 7 e 9 de julho, durante 45ª Semana de Monotipos. O sucesso do primeiro final de semana do mês náutico ratifica a condição de Capital Nacional da Vela. A competição reuniu 200 barcos, mais de 300 velejadores em 20 classes e, segundo dados da Associação Comercial, contribuiu diretamente para o aumento da taxa de reservas e ocupação da rede hoteleira, que subiu de 66% para 90%.

Durante a Semana de Vela de Oceano, de 21 a 28, o público poderá acompanhar as regatas em terra ou no mar. No Race Village, um telão mostrará a evolução dos barcos (por meio de GPS)  e um locutor especializado em vela explicará cada detalhe da competição. Uma escuna sairá diariamente do Píer da Vila para levar os turistas e moradores para a área das regatas, num passeio gratuito.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

RACE VILLAGE
De 6 A 29 de julho - Praça das Bandeiras


Dia 16 – segunda-feira
20h – Show do George Moon Band

Dia 17 – terça-feira
20h – Projeto Estação de Moda Sustentável

Dia 18 – quarta-feira
18h30 – Palestra da Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela
20h - Show de Marcelo Totó e os Rockers

Dia 19 – quinta-feira
18h30 – Palestra da Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela
20h – Stand Up Comedy Fundaci com Nil Agra, Rodrigo Marques, Dinho Machado, Mauricio Dollenz e Micheli Machado

Dia 20 – sexta-feira
18h – Boletim Meteorológico
20h – Abertura da 45ª Semana de Vela Oceânica de Ilhabela com a Banda de Música do Comando do 8º Distrito Naval. 

Dia 21 – sábado
10h – Desfile dos barcos de vela oceânica
11h – Largada da Regata Alcatrazes
18h – Boletim Meteorológico
18h30 – Palestra "Você Pode Voar", com o paraquedista Luigi Cani, na Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela
20h – Show do Tom Cats

Dia 22 – domingo
18h – Boletim Meteorológico
18h30 – Palestra 'Expedições", com o navegador Amyr Klink
20h – Show do Serial Funkers

Dia 23 – segunda-feira
18h – Boletim Meteorológico
18h30 – Palestra Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela
20h – Os Paralamas do Sucesso

Dia 24 – terça-feira
18h – Boletim Meteorológico
18h30 – Palestra com o velejador João Hackerott sobre meteorologia
20h – Premiação Alcatrazes e Ilhabela Cup

Dia 25 – quarta-feira
18h – Boletim Meteorológico
18h30 – Palestra "As baleias e golfinhos de Ilhabela", com Arlaine Francisco e Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista
20h – Orquestra Jovem de Ilhabela e Orquestra Popular de Ilhabela

Dia 26 – quinta-feira
18h – Boletim Meteorológico
18h30 – Palestra "Os ventos que trouxeram um mar de oportunidades e vitórias", com a velejadora Juliétty Tesch
20h – Show do Chico Martins e trio

Dia 27 – sexta-feira
18h – Boletim Meteorológico
18h30 – Palestra "A Travessia Azul: De Ubatuba à Cape Town a bordo de um pequeno veleiro", com o velejador Juca Andrade
19h30 – Premiação do Campeonato Brasileiro de C30, Sul-Americano e Regata de Equipe
20h – Show do Diogo Nogueira

Dia 28 – sábado
18h30 – Palestra "Desafios Extremos", com os jornalistas Carol Barcellos e Clayton Conservani, na Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela)
20h – Premiação da 45ª Semana de Vela Oceânica de Ilhabela

Dia 29 - Domingo
18h – Show do Cesar Medina Music
20h – Show da Banda Brisa

PROGRAMAÇÃO NÁUTICA

Dias 20 a 28
45ª Semana de Vela Oceânica de Ilhabela


Dia 21
10h – Desfile dos Barcos

Dias 21 a 27
Campeonato Brasileiro da Classe C30

Dias 23 e 24
Ilhabela Cup

Hospitality Boat (escuna que leva o público para acompanhar as regatas)
Dias 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27 e 28 – Regatas Oceano


 



Últimas Notícias