Escritora sebastianense Janaína de Figueiredo lança livro na Festa Literária da Casa Brasileira



Postado em: 20/07/2018


A Festa Literária que ocorre em São Sebastião até domingo (22), organizada pela Casa Brasileira, com apoio da Prefeitura, tem na programação o lançamento de alguns livros. Um deles, é a segunda obra da escritora sebastianense Janaina de Figueiredo, intitulado "Nós de Axé", que será lançada neste sábado (21).

De acordo com a escritora, o livro Nós de Axé  traz um tema clássico da infância: o encantamento. A varinha encantada, a capa mágica ou pulseira que tem poderes, são fios que conduzem muitas histórias para crianças. Nós de Axé traz esses temas relacionando-os com o universo da cultura brasileira.

Nessa combinação, o cenário é a Bahia e o objeto, a fitinha do Senhor do Bonfim - símbolo da nossa cultura. “Quem nunca experimentou a sensação de dar três nós e fazer três pedidos? Essa experiência marca a infância brasileira”, afirma Janaina. Ainda em seus comentários ela fala de sua inspiração: “Eu comecei a pensar nesse projeto quando meus filhos ganharam uma fitinha do Senhor do Bonfim. E eles ficaram muito animados em fazer os três pedidos, os três nós. A graça era o mistério, o segredo e a magia. Depois ficaram ansiosos em não deixar a fitinha se romper. Outras crianças também me falaram dessa relação com a fitinha. E fui percebendo que a fitinha estava imersa em um universo infantil e muito particular. Assim, tentei traduzir essa experiência mágica com os aportes da chamada literatura afro-brasileira”, relata a escritora.

O livro, que será lançado no sábado, das 16 às 18 horas, é muito poético, colorido e divertido. As ilustrações de Paulica Santos traz traços e referências muito brasileiras. "A Bahia, nossa Bahia, é relida em cores e textos", afirmou a autora.



Últimas Notícias